Recomendando o livro: "O Caso dos Exploradores de Cavernas."
- Ana Carolina do Carmo
- 5 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de ago. de 2024
A recomendação de hoje é o livro "O Caso dos Exploradores de Cavernas" do autor Lon L. Fuller. Narrando o desenrolar de um caso fictício, o livro transita entre as noções gerais do Direito e ajuda a entender com facilidade e clareza alguns aspectos da área.

A história se passa por volta do ano de 4300 e narra a situação de um grupo, formado por cinco exploradores, os quais durante uma expedição, acabam presos devido a um deslizamento de terra, que cobre a entrada da caverna onde eles se encontravam. Após algum tempo a ajuda chega, mas a tarefa de retirá-los de lá se mostra ainda mais árdua do que o esperado, pois novos deslizamentos ocorrem, resultando no aumento de gastos calculados e, consequentemente, na morte de dez operários que trabalhavam no resgate.
Os exploradores levaram consigo um rádio e escassas provisões, dificultando sua chance de sobrevivência durante o longo e indeterminado período no qual ocorreria a operação de desobstruir a entrada. Através do rádio, a equipe de resgate informa que o processo demoraria. Nesse contexto, Whetmore, um dos exploradores, pergunta se eles poderiam sobreviver com os alimentos que possuíam, recebendo uma resposta negativa. Ele então muda sua indagação, que agora busca saber se eles sobreviveriam comendo a carne de um deles. A resposta foi afirmativa.
Eles resolvem tirar a sorte, mas, nesse momento, Whetmore, responsável pela ideia, desiste. Seus companheiros continuam, e, tendo o próprio Whetmore perdido o jogo de dados, ele é morto pelos demais para que sua carne seja utilizada como alimento.
Trinta e dois dias após o primeiro deslizamento, eles são liberados, e o livro passa a girar em torno de comentários sobre a decisão do processo: devem ou não os quatro exploradores serem condenados à forca pela morte de Whetmore?
Com um desenrolar interessante e cheio de dualidades, acompanhamos a tomada de decisão do tribunal, aprendendo sobre o regime de common law utilizado nos Estados Unidos, a importância da pesquisa e prática da jurisprudência, o estado de natureza e contrato social, além da separação dos três poderes (legislativo, executivo e judiciário) e suas funções na sociedade. O livro também explora o funcionamento do tribunal do júri, o alcance, a atuação e interpretação da lei e, principalmente, os conceitos de legítima defesa e estado de necessidade na prática.
"O Caso dos Exploradores de Cavernas" é uma ótima leitura, com uma história empolgante e didática, que instiga o leitor a querer saber o seu final. Com apenas 75 páginas, essa é uma excelente recomendação para uma tarde livre ou um final de semana tranquilo. O melhor é que este livro conta com vários exemplares na biblioteca da UNISAL.
Desejo uma boa leitura a todos!
Comments